sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Tudo sobre Escalas Diatônicas


INTRODUCAO :

www.youtube.com/bruno.violao

A Estrutura das Escalas 

Nunca! Nunca confunda, escalas com sequencias.Ex: escala de Ré:
D E F# G A B C# D     (AQUI temos NOTAS) MELODIA .
Ex: sequencias de Ré:
D A Bm G Em A          (AQUI temos ACORDES) HARMONIA .
Escalas são estruturas convencionais e arbitrárias, que diferem de época para época, de cultura para cultura. A escala básica da música ocidental é a diatônica, composta de uma sucessão de tons e semitons dispostos um apos o outro ate se completarem oito notas (uma oitava), como, por exemplo, do-ré (intervalo de um tom), fá sustenido-sol (intervalo de meio tom) etc. A escala também pode ser cromática,quando a sucessão de dois ou mais sons se processa através do mesmo grau (ou seja de meio em meio tom ) , havendo entre elas apenas a diferença da alteração, por exemplo: do-dosustenido, fá-fá sustenido, etc. Na música ocidental além da escala diatônica e da cromática também se usa a escala de tons inteiros e a pentatônica

Se voce nao sabe o que eh tom ainda , assista ao video abaixo :



*********************************************************************************

Escala Diatônica Maior
Também conhecida como Escala Natural , pois dela originam-se todos os acordes. É formada de dois tetracordes de tom, tom semitom separadospor um intervalo de um tom.




































Escala Diatônica Menor
Diatônica menor pura
-- É formada por 2 tetracordes, o primeiro composto de tom semitom tom e osegundo de semitom tom, tom separados por um intervalo de 1 tom.



































Menor Natural 
O modo menor tem os meio-tons do 2º para o 3º graus, e do 5º para 6º graus etem um tom entre as demais notas da escala. Quando analisamos a escala deDÓ Maior descobrimos que ela não precisa de alteração para se caracterizarcomo maior, já a escala de La Menor não precisa de nenhuma alteração parase caracterizar como menor. Portanto usaremos a escala de La Menor para oestudo.
Exemplo da escala de Lá Menor Natural
Representação :

OBSERVEM QUE OS INTERVALOS SAO E PRECISAM SER OS MESMOS .
PARA ACHAR AS ESCALAS DIATONICAS SUSTENIDAS MAIORES E MENORES VOCE PRECISA MUDAR DE TOM , USEMOS ESSA A NOSSA ESQUERDA COMO EXEMPLO :
ESSA EH ESCALA DE LA MENOR , VAMOS ACHAR A DE LA#MENOR 

OBSERVEM : 

La menor =                              LA          SI         DO           RE        MI      FA       SOL       LA  
LA SUSTENIDO menor =     LA#        DO       DO#         RE#       FA     FA#     SOL#     LA#

O RESTANTE EH COM VOCES rs 
ESTUDEM , PRATIQUEM pois a ESCALA , nao ESCADA rs DIATONICA eh extremamente util e uma das utilidades que todo mundo gosta por exemplo eh o solo .

Se voce quiser complementar seus estudos deixo aqui abaixo dois videos um sobre escalas e o outro sobre troca de tom . Abraco , fiquem com Deus !


Troca de tom :


COMPRE SEU VIOLAO AGORA ou nunca :